Crianças: Sucesso na Escola = Participação do Pais!!!


Pesquisas em todo mundo mostram que o envolvimento da família na vida escolar dos filhos é vital para o desenvolvimento deles. Um estudo da Fundação Itaú, por exemplo, mostrou que a participação dos pais é responsável por 70% do aproveitamento escolar do estudante. Os 30% restantes ficam com a escola. A conclusão surgiu de uma revisão de pesquisas nacionais e internacionais sobre desempenho escolar e foi divulgada em 2008.
Os principais fatores para o impacto positivo da participação são o nível de escolaridade dos pais, a renda familiar, o tipo de moradia e o acesso a bens culturais. Os resultados de avaliações nacionais do Ministério da Educação (MEC) e de índices de aprovação e evasão mostram que os alunos já chegam à escola com diferenças em relação a seus pares, ou seja, a condição e estrutura familiar é determinante para colocar um estudante vantagem ou desvantagem desde o início do ensino fundamental.
A parceria pais + professores se tornou tão importante que nos Estados Unidos já existem políticas públicas específicas para estimular a presença dos pais no ambiente escolar. A escola de educação da prestigiada Universidade de Harvard criou até o Harvard Family Research Project, iniciativa dedicada a aproximar pais e escolas. No Brasil, o MEC, secretárias estaduais e municipais começam a se engajar nessa luta para envolver a família. As escolas brasileiras mais bem colocadas no Ideb (índice de desenvolvimento da educação básica) também têm estratégias para atrair os pais para dentro da escola. "Isso faz a diferença entre uma boa escola e uma mediana", diz Eliana Aparecida Piccini Coelho, diretora da escola André Ruggeri, de Cajuru (SP), com nota 7,9 no indicador governamental.
Além de estar diretamente ligada às boas notas, a participação dos pais facilita transições, como a da educação infantil para o ensino fundamental, fortalece vínculos sociais e valores. E acompanhar o boletim e ir as reuniões não é tarefa exclusiva da mãe. Pelo contrário, pai também deve participar, pois algumas pesquisas indicam que a presença da figura paterna influi na postura do aluno em relação ao estudo e aos professores.
Está difícil começar a participar mais ativamente? Siga o mandamentos do pai e da mãe nota 10:
1) Atualize-se e estude com seu filho. Ajude-o no dever de casa.
2) Pergunte sempre: o que você aprendeu na escola hoje?
3) Dê o exemplo. Mostre como é legal ler e estudar.
4) Leia para ele. Esse simples ato o incentivará a ler.
5) Descubra se ele tem alguma dificuldade de aprendizado ou de relacionamento.
6) Vá a todas as reuniões de pais e mestres. Participe e dê sua opinião.
7) Informe-se sobre os problemas da escola: há professores que faltam demais?
8) Faça elogios sinceros e reconheça o potencial dele.
9) Jamais permita que ele abandone os estudos ou falte às aulas sem precisar.
10) Acompanhe o boletim escolar dele e comemore os avanços!
11) Converse com os professores e dirigentes escolares. Cobre uma Educação de qualidade.
Fonte: educarparacrescer.abril.com.br/

Leia este trecho de O Grande conflito - A influência de um bom lar - pág. 121, o trecho se refere ao modo como os pais de Martinho Lutero influenciaram e o guiaram pelo caminho da disciplina e do conhecimento intelectual e espititual:
"Os pais de Lutero dispensavam grande cuidado à educação e ensino dos filhos. Esforçavam-se por instruí-los no conhecimento de Deus e prática das virtudes cristãs. Ouvida por seu filho, muitas vezes ascendia ao Céu a oração do pai, a fim de que o filho pudesse lembrar-se do nome do Senhor, e um dia auxiliar no avançamento de sua verdade. Todas as vantagens para a cultura moral ou intelectual que sua vida de trabalho lhe permitia gozar, aproveitavam-nas avidamente aqueles pais. Ardorosos e perseverantes eram seus esforços por praparar os filhos para uma vida piedosa e útil. Com sua firmeza e força de caráter, muitas vezes exerciam severidade excessiva; mas o próprio reformador, embora consciente de que em alguns aspectos haviam errado, encontrava em sua disciplina mais para aprovar do que condenar".

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