
Crianças: Sucesso na Escola = Participação do Pais!!!
26 anos Servindo ao Senhor, Dia do Pastor & Santa Ceia.
26 anos Servindo ao Senhor!
26 anos Servindo ao Senhor!
26 anos Servindo ao Senhor!
26 anos Servindo ao Senhor!
26 anos Servindo ao Senhor!
A Cidade Luz
A Fenda da Rocha - Parte 2 Final
Leia a parte 1 logo abaixo e depois retorne para esta conclusão...
Queda e Restauração
Embora refletido sobre o testemunho de Moisés nessa incrível epifania, percebi que o conhecimento de Deus é proporcional ao benefício recebido de Sua bondade, que significa expor-se à Sua infinita graça e misericórdia. Ele é paciente e compassivo com aqueles que buscam o arrependimento e a renovação. Por outro lado, Ele não ignora a teimosia e a imprudência dos ímpios; eles, certamente, receberão o seu castigo. Deve ser de nosso interesse buscar Seu compassivo perdão.
O que, na verdade, significa ser perdoado?
O próprio Senhor revela que a queda espiritual de uma pessoa envolve, pelo menos, três etapas. Primeiro, uma pessoa normal, tanto cristã como não cristã, terá a tendência em contradição com a vontade de Deus ou de questionar a validade e aplicabilidade das Escrituras. Como resultado, essa pessoa desrespeitará a suprema autoridade de Deus e, na essência, viverá uma vida de rebelião. No fim, será considerada culpada e a redenção estará perdida, a menos que haja uma mudança de atitude.
Embora nosso texto principal (sobre a fenda na rocha) se refira a um fenômeno literal, podemos extrair um significado simbólico do relato.
Por exemplo, quando resistimos constantemente aos apelos de Deus, nosso coração pode tornar-se tão duro quanto o de Faraó, tão rígido e imóvel como uma rocha (ver Êx 4:21; 7:3). Quando, porém, permitimos que Ele transforme nosso coração endurecido, em seguida, através da fenda na rocha, por assim dizer, somos capazes de ver a glória de Deus. Creio que “ver Sua glória” significa, em essência, ser absolvido e restaurado.
O Senhor, em Seu maravilhoso amor, está sempre pronto a interceptar nossa queda, seja ela física ou espiritual, e a vida de José e Moisés, no Antigo Testamento, prova esse tipo de intervenção miraculosa. A certa altura, ambos foram consumidos pelo orgulho e pelo impulso (veja Gn 37:2-11; Êx 2:11, 12). Mas Deus, em Seus caminhos misteriosos, transformou-os dramaticamente (Gn 41:16; Êx 3:11), mudanças que se tornaram evidentes ao longo de seus dias (veja Gn 45:5; Dt 33:3).
Nem todos, entretanto, experimentarão arrependimento genuíno e conversão ao ser expostos à glória de Deus. Como José e Moisés, Faraó também era orgulhoso e impulsivo (veja Êx 5:2-9). Deus trabalhou com ele, conduzindo-o quase ao arrependimento (Êx 12:31, 32). Infelizmente, após testemunhar pessoalmente as manifestações prodigiosas de Deus, o orgulho de Faraó o fez mais obstinado do que nunca (Êx 14:6-9).
Vendo a Sua Glória
Devemos considerar nossas crenças e motivos sob a luz da inspiração que recebemos das Escrituras. Quando somos tentados a duvidar da Palavra de Deus, devemos retornar à verdade e nos submeter totalmente à Sua autoridade, em vez de viver meramente para nós mesmos. Assim, devemos permanecer em Sua presença, apesar da atração dos prazeres mundanos e da influência da razão humana. Se, porém, persistirmos em resistir ao inabalável amor de Deus, sofreremos a última consequência de separar-nos dEle: morte eterna.
Lembremo-nos, entretanto, de que Deus não tem prazer na morte no ímpio (Ez 33:11). Ao contrário, Ele deseja nos resgatar, se nós permitirmos. Pode ser que sejamos levados a conhecê-Lo melhor por meio dos momentos mais difíceis da vida ou do nosso maior desafio. Como no caso de José, na prisão, e de Moisés, no deserto, as respostas não virão facilmente. Mas descobriremos que as perguntas não respondidas podem potencialmente nos levar à transformação da alma e, depois, à restauração.
Portanto, permitamos que o Senhor cubra nossa face com Sua mão direita e, enquanto Ele passar, nos será permitido ver as longas e terríveis cicatrizes nas suas costas. Ao observarmos fixamente Sua mão através da "fenda da rocha", perceberemos que as cicatrizes são a total evidência de Sua glória.
A Fenda na Rocha - Parte 1

Essas passagens apresentam Deus como um Deus de misericórdia e de justiça. E o verso 7 do capítulo 34 indica que o perdão cobre três facetas de nossa queda espiritual: iniquidade, transgressão e pecado.
Em hebraico, iniquidade (avon) significa separar-se da verdade; transgressão (peshah) significa rebelião e pecado (chatt’ah) significa extraviar-se. Tudo isso contrasta com arrependimento (no hebraico, nocham – penitência, tristeza; e no grego, metanoia – mudança de ideia, conversão).
Este bonito artigo continuará nesta quarta (14/10), acompanhe!!
Nixon de Vera é pastor de Serviços Missionários Internacionais da Igreja de Okinawa, em Okinawa, Japão.
Enem 2009 – Nova data da prova e Maratona Psicológica
Conforme o documento, publicado no site do INEP (http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/enem/news09_30.htm), "Apesar do início da prova em horário diferenciado, os participantes sabatistas deverão se apresentar aos devidos locais de prova no mesmo horário que os demais, entre 12 horas e 12h55min, sob as mesmas restrições relativas a materiais impressos e eletrônicos”. A informação oficial do INEP declara, ainda, que “os guardadores do sábado serão alocados em salas específicas e, assim como a totalidade dos participantes do Enem 2009, também terão quatro horas e 30 minutos para responder ao caderno da Prova I, com questões das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Ainda na manhã desta quarta-feira, dia 30, conforme a Assessoria de Imprensa do INEP, os estudantes guardadores do sábado deverão se identificar para algum fiscal e prontamente serão informados sobre o local para onde devem ir. A Assessoria informou que não há solicitação de qualquer documento específico da instituição religiosa e esclareceu, ainda, que todos os que se inscreveram corretamente com a opção religiosa terão seu direito garantido mesmo que não apareça qualquer indicação no comprovante de inscrição.
Que o Senhor abençoe a todos nós!!
Namorar e "Ficar"
Esse ator representa a tendência de uma geração que anda atrás do prazer egoísta.
Os jovens desta década em especial estão sendo atingidos por uma onda de namoro ligeiro e sem compromisso, que eles próprios chamam vulgarmente de “ficar”.
Num final de semana, um rapaz e uma moça se encontram em algum lugar. Logo eles estão de mãos dadas e no mesmo dia trocam beijos, abraços e falsas declarações de amor. No dia seguinte, um vai para um lado, o outro vai para o outro, como se nada houvesse acontecido.
Dia a dia histórias como essa se repetem. Um jovem usa o outro como um objeto e conseqüentemente é também usado como tal. Porventura seria correto tal procedimento egoísta?
O jovem que faz isso, pensa somente em si mesmo e acaba magoando corações, como comenta a escritora Ellen G. White: “Brincar com corações não é um crime de pequena magnitude aos olhos de Deus”.
Os pais dos envolvidos são desonrados pelo mau procedimento dos filhos. Na maioria das vezes, eles nem tomam conhecimento do que acontece com os filhos, pois estes omitem dos pais tal comportamento. Nisso o mandamento que diz para honrar pai e mãe é transgredido. Fica, portanto, claro que esse namoro sem compromisso é um pecado contra o próximo e também contra Deus.
O problema discutido surge devido às influencias internas e externas sofridas por cada jovem.
Influências internas — São aquelas que partem de dentro do próprio ser humano. Sabemos pela Bíblia que todos nós ao nascermos já trazemos em nós a tendência pecaminosa herdada de Adão (Rom. 5:12). E sabemos também que um filho pode herdar dos pais inclinações para o mal (Êxodo 20:5). Estas duas verdades bíblicas mostram as influências herdadas.
Existem também as influências internas naturais que cada jovem sofre no período em que ocorrem muitas mudanças no seu corpo. Na fase da puberdade, os hormônios masculinos e os femininos desempenham seu papel sobre os jovens, mudando-lhes a maneira de pensar. Os rapazes começam a se interessar pelas moças; e estas, pelos rapazes.
Isso é extremamente natural. Foi o próprio Criador que colocou esse instinto no ser humano. Depois de ter criado o homem, Ele disse: “Não é bom que o homem viva sozinho; vou fazer a ele alguém que o ajude como se fosse a outra metade". (Gêneses 2:18 — BLH). É certo, portanto, que o namoro e o casamento são presentes de Deus para Seus filhos.
Influências externas — São as influências que o individuo sofre no meio onde vive. Na época cm que vivemos o jovem é bombardeado por pressões externas que vem de todos os lados.
A televisão é hoje o maior veículo de más influencias sobre os jovens. Todo dia ela traz novelas e filmes com cenas imorais, as quais atingem de maneira negativa a mente da juventude.
As literaturas românticas e certas revistas são outros meios pelos quais os jovens adquirem tendências doentias.
As músicas com ritmos sensuais e letra imoral, têm atingido grande parte dos jovens com a sua influência devastadora. Com o poder que tais músicas exercem, os temas degradantes começam a fazer parte do pensamento da juventude, a qual aprende a agir pelo impulso.
A pressão de grupo é outra grande influência sobre o jovem. Ele é chamado de “careta” quando não age como os outros. Os rapazes, para provar sua virilidade, namoram o maior número possível de meninas. E elas, para mostrarem que não são diferentes das outras, se entregam ao namoro irresponsável.
São muitas as conseqüências desse tipo de namoro. A principal sobrevém pelo fato de que o jovem passa por esse problema exatamente no período em que ainda está se desenvolvendo o seu caráter. Logo tudo acaba, resultando em um caráter volúvel, inconstante e fraco, onde o impulso domina os atos. Tal caráter é o motivo por que tantos divórcios têm destruído a felicidade dos lares, pois não há dúvida de que “todo amor despertado por impulso morre quando provado”.
Todo jovem que fica de galho em galho se desvaloriza, pois tudo o que é muito usado se torna indesejável. Um exemplo disso é um tênis que, depois de muito usado, fica sujo e gasto, de maneira que você se sente mal em usá-lo diante dos amigos.
Persistindo nesse erro, o jovem perde o respeito próprio, o que resulta na prática do sexo pré-marital. Muitas pessoas que hoje estão na promiscuidade começaram na prática de algo aparentemente inocente.
O namoro que se baseia somente em satisfação própria, deixa marcas tão profundas que nem o tempo é capaz de apagar. Este é o motivo da infelicidade de milhares de pessoas.
Você, que é jovem, não vai querer fazer algo que vá prejudicar sua vida para sempre. Se você quer ter uma conduta sadia nos relacionamentos, evite o tal de “ficar”. Este hábito poderá destruir você.
Selecione os programas de televisão, as leituras e as músicas. Aproveite seu tempo para estudar e fazer amigos, e no momento certo você encontrará a pessoa ideal no seu círculo de amizade.
Consulte sempre os seus pais e o seu pastor, porque eles já viveram muito mais que você e, portanto, têm mais experiência. Você não precisa bater a cabeça onde os outros já bateram.
Compartilhe seus planos com Jesus. Ele tem um plano especial para sua vida. Confie nEle, que Ele direcionará sua vida no caminho do bem.
CEZAR MACIEL DA ROSA
Estudante de Teologia no IAE (Compus Central)
Dia do Aventureiro - Ordenação de Diáconos!!!
Parabéns a todos e que Deus ilumine e guie seus caminhos!!!
ENEM CANCELADO E TERÁ NOVA DATA DE REALIZAÇÃO!
Quando será o novo Enem?
O MEC possui outras versões da prova para substituir a cancelada, e ao que parece o Novo Enem irá acontecer aproximandamente em 45 dias. As questões do Enem são pré-aprovadas e o INEP possui 1.8 mil questões guardadas em seu Banco de Dados.
"Apesar do início da prova em horário diferenciado, os participantes sabatistas deverão se apresentar aos devidos locais de prova no mesmo horário que os demais, entre 12 horas e 12h55min, sob as mesmas restrições relativas a materiais impressos e eletrônicos”. A informação oficial do INEP declara, ainda, que “os guardadores do sábado serão alocados em salas específicas e, assim como a totalidade dos participantes do Enem 2009, também terão quatro horas e 30 minutos para responder ao caderno da Prova I, com questões das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.”.
A Assessoria informou que não há solicitação de qualquer documento específico da instituição religiosa e esclareceu, ainda, que todos os que se inscreveram corretamente com a opção religiosa terão seu direito garantido mesmo que não apareça qualquer indicação no comprovante de inscrição.
O inscrito que necessitar de ajuda pode entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161, ou pelo endereço faleconosco@inep.gov.br . Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.