Não temas...


Isaías 41:10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.
Isaías 41:13 Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.

Quem é o meu próximo?


Caminhando esta manhã para o trabalho, com fones nos ouvidos, escutando os louvores gravados no meu celular e atrasado pra chegar ao serviço, me deu um estalo de entendimento (outra forma humana e pobre de chamar a intervenção de Espírito Santo) e comecei a perceber o modo como as pessoas se comportavam umas com as outras: Sem cumprimentos, sem sorriso, sem amizade, sem comunhão.
Logicamente as que se conheciam manifestavam algumas destas reações, mas com um até então desconhecido a atitude era esta: estéril, fria e morta.
Vivemos tempos difíceis e atordoantes, cercados de problemas mil e de riscos incalculáveis! Mas a grande ironia é que nos enclausuramos em nossa percepção e forjamos uma cerca elétrica e não percebemos que isolando o perigo lá fora ficamos presos e isolados cá dentro, me refiro a “cá dentro” de cada um de nós, percebe?
Aquilo que Deus nos dotou com sua infinita sabedoria e que deveria ser uma usina geradora de amizade, parceria, comunhão e união fica desligado dentro de nós, é muito triste isso, desolador...
Cristo mostrou-nos como devemos tratar nosso semelhante, isso é por demais conhecido de todos nós, mas infelizmente não acreditamos em Jesus, isso mesmo! Não acreditamos no Deus Filho que veio habitar entre nós para dar o exemplo.
Ele mostrou-nos através da belíssima parábola abaixo como deve ser nossa reflexão a respeito de nosso próximo:
Lucas 10:30 Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.
Lucas 10:31 Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo.
Lucas 10:32 Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo.
Lucas 10:33 Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele.
Lucas 10:34 E, chegando-se, atou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele.
Lucas 10:35 No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.
Lucas 10:36 Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?
Lucas 10:37 Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.

Amar ao próximo, desenvolvendo o amor em nós, deve ser a nossa meta, se queremos ser, a cada dia, pessoas melhores, mais felizes.
O amor ao próximo leva-nos a amarmo-nos sem egoísmo e sem ilusões; leva-nos a amar a Deus e suas leis, trazendo-nos a paz interior, porque então, estaremos sempre rodeados de amigos, de pessoas a quem desejamos tudo o que queremos para nós.

Aqui estão algumas verdades para nós:
1. Muitos se dizem religiosos, cristãos, mas não desejam nenhum comprometimento com os problemas dos outros. Isto é negação de religião, isto é negar a Cristo.
2. Muitos julgam que devam ajudar aos seus familiares, seus parentes, colegas e amigos, e nada mais. O seu círculo de amor é muito limitado, sua atuação muito restrita.
3. Na concepção cristã, o nosso próximo não está limitado à nossa família, nossas amizades, nossa raça. Nosso próximo é todo aquele que necessita de auxílio e quem podemos ajudar.
4. A parábola nos ensina que a verdadeira religião é a prática do amor. É crer fazendo. É viver o que crê, e fazer o bem que se deve fazer. Tiago diz: "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações." Tiago 1:.27
A Bíblia nos diz: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de todas as tuas forças e todo o teu entendimento; e amarás o teu próximo como a ti mesmo." Lucas 10:27
Quando Jesus terminou de contar esta história do bom Samaritano, disse para o doutor da lei: "Vai e procede tu de igual modo" Lucas 10:37.
Nesta parábola contada por Jesus, se você fosse um dos integrantes, quem seria você? O sacerdote? O levita? Ou o bom samaritano?
Agora olhe ao seu redor: Veja quantos necessitados, abandonados e carentes estão à beira da estrada, destruídos pelo pecado e assaltados pelo mal.
Veja quanta ruína e tragédia! então reaja: Ajude alguém hoje! faça o bem a alguém; diga uma palavra de conforto; levante um caído, anime-o, ponha seu amor em prática.
; ;